segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Mitos sobre musculação



Algumas pessoas acreditam que o treino para mulheres deve ser totalmente diferente do tipo de treino que os homens praticam, muitas pensam até que as mulheres não devem, de forma alguma, treinar com pesos.
Existem variadíssimos mitos em torno desta questão - Musculação para mulheres:

Mito 1: Musculação engorda e “masculiniza”: Como o organismo feminino não é capaz de produzir muita testosterona, é impossível que uma mulher tenha um crescimento muscular comparável a um homem. Mulheres que praticam musculação ficam com os músculos delineados, mas sem exagero.

Mito 2: Musculação aumenta o peitoral: Infelizmente, a única maneira de aumentar os seios é por implante de silicone. Os seios femininos são basicamente formados por gordura. Portanto, eles podem até diminuir caso a sua massa gorda diminua.

Mito 3: A musculação diminui a flexibilidade: A musculação não interfere na sua flexibilidade a menos que trabalhe com movimentos de pouca amplitude. Caso faça os exercícios com a amplitude correcta, continuará tão flexível quanto antes (ou até mais).

Mito 4: Se parar de treinar os seus músculos transformam-se em gordura: Músculo e massa gorda são dois tecidos diferentes. Essa transformação é impossível. O que acontece, às vezes, é a perda muscular (causada pelo intervalo na actividade física) e o incremento na gordura (causado pelos excessos de alimentação).

Mito 5: Basta treinar com frequência para poder comer tudo o que quiser: As calorias gastas com actividade física podem ser acrescentadas à sua alimentação, se não estiver em processo de emagrecimento. Mas, tal como as grávidas não comem por dois, quem treina com frequência também não pode comer à vontade. Uma hora de corrida, só para exemplificar, representa cerca de 500kcal gastas, que equivalem a 100g de chocolate.

Conclusão:Não há nenhum argumento contra a musculação para mulheres, muito pelo contrário, a musculação possibilita o aumento da densidade óssea, da massa muscular, aumento da força, aumento do tonus muscular, diminuição de massa gorda, manutenção (e até aumento) da flexibilidade.


7 Comments:

  1. Ana Paula said...
    Já percebeu que a maioria das magrelas da TV malham?

    Eu coloquei no meu cerebro que so vou emagrecer malhando.

    É a vida...

    E quero musculação. Muita. Deixar o bumbum com formas de bumbum... risos!

    bjs!
    Hell said...
    Hey, curti seu blog! =D Várias dicas legais. E quanto a malhação, não tem jeito. Esse é o único caminho, aliado à uma alimentação saudável, balanceada e nas horas certas, pra emagrecer com sucesso e não voltar a engordar.
    =)

    Seguindo o seu blog, adorei mesmo!
    ;*
    Anônimo said...
    Oieeeee!!!! Então estou numa fase super dedicada na academia, fui até no sábado!!!! Espero não desanimar e manter o ritimo!!!
    Adoro as dicas de malhação!!!
    beijos e uma ótima semana
    Miss Fitness said...
    pior eu sempre achei que musculação aumentava o peito e na verdade só aumenta a circunferencia das gostas e seca a gordura do peito.
    rs

    beijos
    Miss cajuzinha said...
    Estive sumida tbm.. aiai! Bom, eu pratico musculaçao e gosto, é bem eficiente ainda mais pra quem tem dificuldade de emagrecer. Recomendo! Tudo de bompra vc, querida, ve se nao some! heuihe
    DUDA said...
    Adorei o post flor.
    beijos
    Rows said...
    eu tbm estou na luta p ficar sarada!!
    uhullll
    quem dera se engordar e ficar cheia de musculos fosse fácil!!
    Tem q puxar mto ferro e comer mta proteína..

    bjokas

Post a Comment